Teses e dissertações

Doutoramento
Ciências da Comunicação
Título

Campanhas de comunicação pública em nutrição: O impacto do envolvimento no interesse em informação

Autor
Costa, Ana Teresa Serradas de Sousa Tavares
Resumo
pt
A relação entre saúde e nutrição tem sido amplamente documentada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Academia, ao defender a promoção de uma alimentação saudável como prevenção de doenças não transmissíveis. Em Portugal, constatam-se uma série de inadequações alimentares, cenário que parece propício à veiculação de informação com a intenção de promover hábitos alimentares saudáveis. Paralelamente, a literatura indica que o nível de envolvimento dos indivíduos com um determinado tópico tem impacto na recetividade das audiências-alvo às campanhas de comunicação. A presente investigação tem como objetivo compreender o impacto do envolvimento com nutrição no interesse dos indivíduos em informação sobre o tema. O modelo teórico apresentado considera que o envolvimento dos indivíduos com o tema da nutrição pode ser consequência de três tipos de motivações (saúde, prazer e aparência física) e que o nível de envolvimento com nutrição pode ter impacto no nível de interesse em informação sobre o tema. Recorrendo a uma estratégia de investigação quantitativa, foi aplicado um inquérito por questionário, a uma amostra de conveniência, tendo-se obtido 1166 respostas válidas. Os principais resultados indicam que os indivíduos se assumem, em geral, envolvidos com a nutrição, destacando-se as mulheres e o escalão etário mais novo (18-39 anos), com nível mais elevado de “Envolvimento com nutrição”. Por outro lado, o “Envolvimento com nutrição” está mais relacionado com a motivação prazer, seguido da saúde e por último, da aparência física. Conclui-se ainda que o Envolvimento com Nutrição tem impacto no interesse dos indivíduos em informação sobre nutrição.
en
The relationship between health and nutrition has been widely documented by the World Health Organization (WHO) and by the Academy, defending the promotion of a healthy diet to prevent noncommunicable diseases. In Portugal, people have numerous food inadequacies, a propitious scenery to disseminate information with the intention of promoting healthy eating behaviors. Moreover, literature indicates that the individual’s level of involvement with a certain topic impacts the target audience receptivity to communication campaigns. The present investigation’s objective is to understand the impact of food involvement on the individuals’ interest on information about nutrition. The theoretical model presented considers that individual’s food involvement may result from three types of motivations (health, pleasure and physical appearance) and that the level of food involvement may impact the level of interest on information about the subject. Having decided for a quantitative investigation strategy, a questionnaire survey was administered to a convenience sample, having obtained 1166 valid responses. The main results indicate that the respondents assume, in general, food involvement, qualifying women and the youngest group (ages 18-39) with the higher levels. Additionally, food involvement is more related with the pleasure motivation, followed by health and lastly by physical appearance. It can also be concluded that food involvement impacts the subjects’ interest on information about nutrition.

Data

23-out-2019

Palavras-chave

Informação
Saúde
Marketing social
Interesse público
Sociologia da comunicação
Health communication
nutrição
Public communication campaigns
Nutrition communication
Health social marketing
Food involvement
Interest on information on food

Acesso

Acesso livre

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