Título
Campanhas de comunicação pública em nutrição: O impacto do envolvimento no interesse em informação
Autor
Costa, Ana Teresa Serradas de Sousa Tavares
Resumo
pt
A relação entre saúde e nutrição tem sido amplamente documentada pela Organização
Mundial de Saúde (OMS) e pela Academia, ao defender a promoção de uma alimentação
saudável como prevenção de doenças não transmissíveis.
Em Portugal, constatam-se uma série de inadequações alimentares, cenário que
parece propício à veiculação de informação com a intenção de promover hábitos
alimentares saudáveis. Paralelamente, a literatura indica que o nível de envolvimento dos
indivíduos com um determinado tópico tem impacto na recetividade das audiências-alvo às
campanhas de comunicação.
A presente investigação tem como objetivo compreender o impacto do envolvimento
com nutrição no interesse dos indivíduos em informação sobre o tema. O modelo teórico
apresentado considera que o envolvimento dos indivíduos com o tema da nutrição pode ser
consequência de três tipos de motivações (saúde, prazer e aparência física) e que o nível de
envolvimento com nutrição pode ter impacto no nível de interesse em informação sobre o
tema.
Recorrendo a uma estratégia de investigação quantitativa, foi aplicado um inquérito
por questionário, a uma amostra de conveniência, tendo-se obtido 1166 respostas válidas.
Os principais resultados indicam que os indivíduos se assumem, em geral, envolvidos
com a nutrição, destacando-se as mulheres e o escalão etário mais novo (18-39 anos), com
nível mais elevado de “Envolvimento com nutrição”. Por outro lado, o “Envolvimento com
nutrição” está mais relacionado com a motivação prazer, seguido da saúde e por último, da
aparência física. Conclui-se ainda que o Envolvimento com Nutrição tem impacto no
interesse dos indivíduos em informação sobre nutrição.
en
The relationship between health and nutrition has been widely documented by the World
Health Organization (WHO) and by the Academy, defending the promotion of a healthy diet
to prevent noncommunicable diseases.
In Portugal, people have numerous food inadequacies, a propitious scenery to
disseminate information with the intention of promoting healthy eating behaviors. Moreover,
literature indicates that the individual’s level of involvement with a certain topic impacts the
target audience receptivity to communication campaigns.
The present investigation’s objective is to understand the impact of food involvement
on the individuals’ interest on information about nutrition. The theoretical model presented
considers that individual’s food involvement may result from three types of motivations
(health, pleasure and physical appearance) and that the level of food involvement may
impact the level of interest on information about the subject.
Having decided for a quantitative investigation strategy, a questionnaire survey was
administered to a convenience sample, having obtained 1166 valid responses.
The main results indicate that the respondents assume, in general, food involvement,
qualifying women and the youngest group (ages 18-39) with the higher levels. Additionally,
food involvement is more related with the pleasure motivation, followed by health and lastly
by physical appearance. It can also be concluded that food involvement impacts the subjects’
interest on information about nutrition.