Título
Uma análise das consequências, origens e estratégias de downsizing, para determinar boas práticas
Autor
Castanheira, Andreia Isabel Portela
Resumo
pt
Esta pesquisa oferece uma revisão sistemática da literatura sobre o Downsizing, de forma a encontrar o cruzamento das consequências para os sobreviventes e para a empresa, com a origem das consequências e as soluções propostas. O objetivo final será identificar os tipos de consequências mais comuns, os fatores originários e as práticas e estratégias que evitam ou colmatam as consequências negativas e, ainda, sugerir um processo Downsizing, com base nos dados recolhidos durante a pesquisa.
A parte empírica consiste numa sistematização dos estudos empíricos, a partir dos anos 90, principalmente de autores com mais de um artigo publicado sobre Downsizing, com exceção de autores com apenas um único artigo, mas que tenham publicações atuais e/ou informação relevante, que outros autores não forneçam.
A análise permitiu identificar quatro categorias de consequências para os sobreviventes. Sendo, a que mais se encontra nos estudos, a Atitudinal, seguida da Emocional/Psicológica, Comportamental e, finalmente, Organizacional. Já nas consequências para a empresa/organização identificam-se cinco, sendo a Eficácia Organizacional a mais referida nos artigos, seguida da Eficiência Interna e do Ambiente de Trabalho, depois aparecem as Relações de Trabalho e, finalmente, a Imagem Externa.
Finalmente, para planear um Downsizing, identifiquei 3 fases importantes, sendo elas o Planeamento/Preparação, a Implementação e Gestão e, ainda, a Intervenção Após o Processo Terminar, onde foram apresentadas, para cada uma, sugestões de boas práticas de Downsizing.
en
This research offers a systematic overview of the literature on Downsizing, in order to find a cross between the consequences for the survivors and the company, and the origin of the consequences plus the recommended solutions. The ultimate goal of this research is to identify the most common type of consequences, the original factors and the practices and strategies that avoid or rectify the negative consequences. Moreover, it suggests a Downsizing process based on the collected data during the research.
The empirical part consists of a systematization of empirical studies since the 1990s, mainly from authors with more than one published article on Downsizing. The authors which only have one single published article must have current publications or relevant information that the remaining authors do not provide.
The analysis enabled the identification of four categories of the consequences for the survivors. Among them, the most frequently found consequence in the studies is the Attitudinal consequence, followed by the Emotional/Psychological, the Behavioural and, finally, the Organizational. With regards to the consequences for the company/organization there are five categories. Organisational Effectiveness is the consequence the articles most mention, followed by Internal Effectiveness, Work Environment, Work Relationships and, lastly, External Image.
Finally, in order to plan a Downsizing process, I’ve identified three important phases: Planning/Preparation, Implementation and Management and also the Aftermath.