Título
Avaliação do "Like Saúde": Implementação do kit pedagógico em Porto de Mós
Autor
Gomes, Cláudia da Mata
Resumo
pt
O presente estudo foca-se no Kit Like Saúde, inserido no programa Like Saúde, pretendendo
avaliar o impacto do mesmo junto dos jovens. Este Kit engloba três temas – Tabaco, Álcool e
Substâncias Psicoativas – que são direcionados a determinados anos de escolaridade. Neste
caso, o tema do tabaco foi direcionado aos alunos do 5º ano de escolaridade, o tema do álcool
aos do 7º ano e o tema das substâncias psicoativas aos alunos do 10º ano.
O Kit Like Saúde deverá ser visto como um recurso de nível básico de intervenção preventiva
seletiva, que permite promover e desenvolver outras estratégias associadas complementares. É
um instrumento dinâmico que será melhorado com os resultados da avaliação efetuada ao longo
do tempo. Este recurso foi elaborado com base em intervenções previamente realizadas, tanto
no âmbito do Programa Like Saúde como no âmbito da intervenção dos vários parceiros,
estando sustentado em diversos modelos teóricos utilizados na área da promoção da saúde,
genericamente, e dos comportamentos aditivos, especificamente.
Considerando o meio escolar como um espaço privilegiado na abordagem preventiva, este Kit
representa uma forma dinâmica e interativa de culminar objetivos de educação e de saúde numa
perspetiva de promoção global de competências transversais de cidadania.
Além disso, é, principalmente, em ambiente escolar que os jovens criam relações interpessoais
que influenciam as suas atitudes. Neste caso, os jovens são identificados como um subgrupo,
da população geral, mais vulnerável a adotar comportamentos de risco.
Neste tipo de atividades é fulcral proceder à respetiva avaliação, de forma a determinar quais
os programas e métodos mais adequados. A avaliação permite contribuir para o melhor
desempenho de um projeto e fornecer a informação necessária para fundamentar políticas e
procedimentos, garantindo uma maior eficácia e eficiência dos programas de prevenção.
Partimos de uma estratégia de avaliação participativa, seguindo um modelo que combina a
avaliação experimental/pela investigação e a avaliação por objetivos, centrado na avaliação de
resultados. Assim, com recurso a um pré e pós-teste, verifica-se, com base nos resultados de
avaliação, um efeito positivo da implementação do Kit Pedagógico no agrupamento de escolas
de Porto de Mós.
en
This study focuses on “Like Saúde” Kit, inserted in the “Like Saúde” program. The research
aims to evaluate the impact of the program among young people. This Kit includes three
subjects – Tobacco, Alcohol and Psychoactive Substances – which are directed to specific
years of schooling. In this case, the subject of tobacco was directed to students in 5th grade, the
subject of alcohol to students in 7th grade and the subject of psychoactive substances to students
in 10th grade.
“Like Saúde” Kit must be seen as a basic level resource of selective preventive intervention,
that allows to promote and develop other complementary strategies. It’s a dynamic instrument
that will be improved according to evaluation over time. This resource was elaborated based
on previously performed interventions, such as in the scope of “Like Saúde” Program as in the
scope of other partners interventions. It’s sustained in several theoretical models used in the
sphere of health promotion, generically, and addictive behaviors, specifically.
Whereas the school environment as a privileged space in preventive approach, this Kit
represents a dynamic and interactive tool to combine goals of education and health, considering
a global promotion perspective of transversal competences citizenship.
Furthermore, it’s mainly in school environment that young people create interpersonal
relationships which influence their attitudes. In this case, young people are identified as a
subgroup of general population more vulnerable to adopt risky behaviors.
In this kind of activities is primordial to proceed to the respectively evaluation, in order to
determine which programs and methods are more suitable. Evaluation contributes to a better
project performance and provides the necessary information to substantiate politics and
procedures, assuring more effectiveness and efficiency of prevention programs.
We started from a strategy of participatory evaluation following a model combining
experimental/research and objective evaluation, focused on outcome evaluation. Thus, using
pre and post test it’s possible to verify the positive effect of the Kit’s implementation on Porto
de Mós school cluster, according to the evaluation results.