Título
A Inteligência Artificial como abordagem de formação nas empresas
Autor
Duarte, Carlota de Albuquerque e Albergaria Lemos
Resumo
pt
As empresas, por norma, estão em constante crescimento e esta investigação insere-se numa forma simples e facilitada de concretizar formações menos generalizadas e mais centradas nas necessidades de cada trabalhador, utilizando ferramentas de IA, de forma a melhorar esse crescimento.
O presente estudo tem por objetivo analisar a perceção que os 20 gestores de recursos humanos entrevistados têm sobre a IA como abordagem de formação nas empresas e compreender se os modelos de Learning Transfer System Inventory (e o Modelo de Kirkpatrick), previamente estudados e pensados, podem ser utilizados para garantir esta prática futuramente.
Os dados para o estudo foram recolhidos através de entrevistas, com o apoio de um guião com questões e depois devidamente analisados. Os resultados deram origem a sete dimensões distintas, com o intuito de ajudar a organizar as entrevistas e compreender melhor os contributos que o estudo pode vir a ter nos diferentes domínios da área de RH.
Os resultados obtidos ajudaram a perceber que a maioria dos entrevistados acredita que uma ferramenta de IA, como o Chat GPT, pode ser vista como uma abordagem de formação muito útil nas empresas, já que fornece um feedback imediato e identifica e responde às necessidades de cada individuo, melhorando a eficácia da formação e reduzindo os custos da mesma.
Além disso, este estudo apresenta, também, implicações teóricas e práticas, tais como limitações e sugestões para futuras investigações.
en
Companies, as a rule, are in continuous development and this research is part of a simple and easy way to provide training in a less generalized and more focused on the needs of each employee, using AI tools, in order to improve its growth.
The aim of this study is to analyze the perception that the 20 human resources managers interviewed have about AI as a training approach in companies and to understand whether the Learning Transfer System Inventory models (and the Kirkpatrick Model), previously studied and examined, can be used to ensure this practice in the future.
The data for this study was collected through interviews with the support of a script with questions, and then duly analyzed. The results gave rise to seven different dimensions, in order to help organize the interviews and better understand the contributions the study could have in the different HR domains.
The results obtained helped to realize that the majority of interviewees believe that an AI, tool such as Chat GPT, can be seen as a very useful training approach in companies, as it provides immediate feedback and identifies and responds to the needs of each individual, improving the effectiveness of training and reducing its costs.
Furthermore, this study also presents theoretical and practical implications, such as limitations and suggestions for future research.