As emoções e os processos afetivos são uma área de investigação vibrante e em rápida expansão em disciplinas como a psicologia, as neurociências, a biologia, a computação ou a medicina.
O interesse por estes temas em múltiplas disciplinas reflete a complexidade dos processos afetivos e o papel central que têm nas nossas vidas, desde a forma como influenciam a cognição e o comportamento, até ao seu impacto na saúde e no bem-estar físico, psicológico e social.
O Mestrado em Ciências das Emoções é o único mestrado de especialização na área das ciências afetivas em Portugal e um dos únicos a nível Europeu, tendo sido considerado inovador pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Está integrado no Departamento de Psicologia do Iscte e tem também uma forte ligação à unidade de investigação Cis-Iscte, avaliada como Excelente pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Proporciona um treino científico de elevada qualidade, que pode servir de base para prosseguir estudos de doutoramento ou para desempenhar atividades de investigação e desenvolvimento em contextos não universitários (e.g., empresas).
Proporciona também o desenvolvimento de competências e a aquisição de conhecimentos relevantes para carreiras em diversos contextos profissionais, como marketing, formação/educação, saúde, tecnologia, comunicação de ciência ou gestão.
A quem se destina?
Licenciados em diferentes áreas que pretendam adquirir conhecimento aprofundado neste domínio científico. Os estudantes deste curso têm tipicamente perfis diversos, incluindo por exemplo licenciados em Ciências Sociais (e.g., Psicologia; Sociologia; Economia e Gestão; Ciências da Educação), Ciências Médicas e da Saúde (e.g., Medicina; Enfermagem), ou Ciências Exatas e Naturais (e.g., ciências biológicas).
Informações Gerais