Candidatar
Leccionado em
Português
Tipo de ensino Presencial
O corpo docente é extremamente qualificado, integra professores e investigadores de várias nacionalidades com experiência de investigação e intervenção na área científica das emoções.
Uma componente forte do curso é a colaboração com especialistas e laboratórios de outras universidades portuguesas e estrangeiras. Participam regularmente no curso, em conferências e como docentes das unidades curriculares, investigadores reconhecidos a nível nacional e internacional.
Corpo Docente para (2024/2025)
Patrícia Arriaga é Doutorada em Psicologia Social e Organizacional na especialização de Psicologia Social pelo ISCTE (Pré-Bolonha, 2006), com Licenciatura Pré-Bolonha em Psicologia (5 anos, 1996, Área de Psicologia Clínica) pelo ISPA e Mestrado Pré-Bolonha em Psicologia Clínica e Psicopatologia pelo ISPA (2 anos, 2000). É certificada como Especialista pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) nas áreas de "Psicologia Clínica e da Saúde", "Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações".
É atualmente Professora Associada com Agregação no ISCTE, tendo iniciado a atividade de ensino no ensino superior em 1996. Em 2008 recebeu uma bolsa mista de Pós-Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), para conduzir o seu projeto no ISCTE e na Universidade de Granada. Em 2009 foi contratada como Investigadora pelo Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS) ao abrigo do Contrato-Programa Ciência 2008. Mantém-se atualmente como membro efetivo do CIS, integrando o grupo de investigação "Behavior, Emotion and Cognition".
Investigação: Foco no estudo de processos sócio-afetivos através de uma abordagem multimétodo, analisando respostas subjetivas, comportamentais e fisiológicas em interações sociais. Investiga o impacto de várias intervenções sociais e o uso de ferramentas (e.g., aplicações multimédia, jogos de tabuleiro, vídeos, campanhas, robôs sociais) que visam o bem-estar e comportamentos prosociais em contextos sociais, de saúde e educacionais. Os seus projetos envolvem tipicamente equipas multidisciplinares, predominantemente da ciência da computação. Mais recentemente, tem contribuído para a meta-ciência, com o objetivo de aprimorar práticas científicas, colaborando com equipas internacionais para garantir pesquisas mais robustas, transparentes e reprodutíveis.
Recebeu financiamento externo em vários projetos competitivos (e.g., FCT, Bial Foundation, Erasmus+, Compete 2020). Publicou mais de uma centena de artigos em capítulos, atas de conferências e revistas científicas com revisão de pares, desde revistas mais especializadas/ temáticas (e.g., Emotion, Psychophysiology, Aggressive Behavior, Psychology of Music, Journal of Creative Behavior, Cortex, Biological Psychology) a revistas genéricas na área da psicologia (e.g., Journal of Cross-Cultural Psychology, Journal of Experimental Social Psychology, Journal of Health Psychology) e multidisciplinares (e.g. Health Communication; Health Education Research, Computers in Human Behavior; SoftwareX, HardwareX, Nature Human Behaviour).
Tem sido convidada para avaliar artigos científicos e candidaturas de projetos de investigação a nível nacional e internacional, designadamente por agências governamentais que incluem a National Science Foundation (EUA), a Shota Rustaveli Georgian National Science Foundation (Georgia), a Dutch Research Council (Países Baixos) e a Swiss National Science Foundation (Suiça).
Cristiane Souza é doutorada em Psicologia (Iscte-IUL) licenciada em Psicologia (reconhecimento pelo Iscte-IUL), com formação de Psicólogo em 2008, e concluiu o mestrado transdisciplinar em Ciências Cognitivas pela Universidade de Lisboa em 2015. Possui mais de 10 anos de experiência profissional como Psicóloga (registo no Brasil, CRP-03/4782). Suas experiências concentram-se especialmente em lecionação/gestão no ensino superior, investigação científica, intervenções neuropsicológicas e em saúde comunitária. A sua investigação doutoral foi desenvolvida na interface entre Neuropsicologia, Psicologia Cognitiva e Neurociência Cognitiva e a focar a interação entre memórias declarativas em idosos e indivíduos autistas. Integrou ainda a equipa do Iscte-Saúde, como Psicóloga Jr. e apoiou as atividades de gestão, formação e desenvolvimento. Cristiane é membro do grupo de investigação BEC (Comportamento, emoção e cognição) (Cis-IUL) e tem colaborado em atividades de ensino e supervisão com o DPSO, Iscte-IUL. De sua produção científica, destacam-se publicações e revistas por pares (Q1 e Q2) sobre aspetos neurocognitivos em populações típicas, com transtornos do desenvolvimento e, mais recentemente, no contexto do envelhecimento. Ela também contribui como revisora especialista em importantes revistas científicas, como PLOS one, Behavior Research Methods, Journal of Autism and Developmental Disorders, Journal of Neurodevelopmental Disorders and Cognitive Processing. Os seus interesses atuais convergem para questões relacionadas com a preservação da saúde cognitiva ao longo do desenvolvimento humano e sobre o bem-estar no envelhecimento e no desenvolvimento neurodivergente.
Marta Matos é doutorada em Psicologia - Clínica e Saúde (2016) pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. É Investigadora Integrada do Cis_Iscte, Membro do grupo de investigação Health For All (H4A) e Professora Auxiliar Convidada no Iscte-IUL.
Desde o início da sua carreira como psicóloga (2007) em contextos comunitários tem vindo a focar-se na prestação de cuidados a populações idosas e durante o mestrado (2010) e doutoramento (2016) no Iscte, focou-se no papel de apoio social de cuidadores em experiências de dor crónica de pessoas idosas
As atuais linhas de investigação são dedicadas a:
1. Compreender as dinâmicas interpessoais de receber suporte social para autonomia funcional em pessoas idosas com dor crónica.
2. Investigar as experiências de prestação de cuidados a pessoas idosas, em cuidadores formais e informais, com o objetivo de identificar fatores psicossociais de proteção/risco para a qualidade de vida dos cuidadores e das pessoas idosas.
Em geral, a sua investigação é motivada pelo interesse de traduzir o conhecimento baseado em evidências em práticas de cuidado, com bases teóricas sólidas. A sua investigação tem sido apoiada e reconhecida por instituições dedicadas à área da dor, nomeadamente por meio de uma bolsa para formação avançada em dor (ASTOR 2014), um prémio de investigação clínica em dor (Grünenthal Foundation 2016) e prémio de melhor poster por Angelini/ASTOR (ASTOR 2021 ).
Marta Martins é investigadora no Centro de Investigação e de Intervenção Social (CIS-Iscte) desde 2019. Os seus interesses de investigação centram-se na psicologia e neurobiologia da música, leitura e dos processos áudio-motores, tópicos que aborda com recurso a métodos da psicologia experimental e da neurociência cognitiva em indivíduos de todas as idades, tendo particular interesse em crianças e populações especializadas (e.g., músicos).
Antes de integrar o CIS-Iscte, Marta Martins doutorou-se em Psicologia pela Universidade do Porto (2019), onde desenvolveu a sua tese sobre comportamento e plasticidade cerebral em crianças, nos domínios da leitura e da música. Foi bolseira de doutoramento FCT e desenvolveu o seu trabalho em colaboração com o Structural Brain Mapping Group da Universidade de Jena (Alemanha). Durante o doutoramento realizou ainda um estágio no Gaab Lab, Universidade de Harvard (Boston Children's Hospital, USA), ao abrigo de uma bolsa Fulbright.
É ainda licenciada em Biologia pela Universidade do Porto (2007) e completou o Mestrado em Administração e Gestão da Educação pela Universidade Portucalense (2012). Possui o 8.º Grau do Conservatório em Flauta de Bisel e durante oito anos lecionou Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
No Iscte, tem ensinado Psicofisiologia das Emoções, Psicofisiologia e Genética e Bases Biológicas das Emoções.
Licenciatura (ISCTE) e mestrado em Sociologia (FCSH-UNL), e doutoramento em Educação (Faculdade de Ciências, U.Lisboa). É Professora Catedrática no Departamento de Métodos de Pesquisa Social do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, onde leciona e coordena diversas disciplinas de Estatística e Análise de Dados.
É diretora do Departamento de Métodos de Pesquisa Social da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte e investigadora integrada do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). Tem participado em diversos projetos de investigação, designadamente nas áreas da sociologia da família, das migrações e da integridade académica. Publicou diversos artigos em revistas especializadas, nacionais e internacionais, bem como livros e capítulos de livros.
Foi Presidente e Vice-Presidente do Conselho Pedagógico do Iscte e é atualmente membro do Conselho de Ética do Iscte.
É membro da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), da qual foi Vice-Presidente e onde coordenou o 1º levantamento nacional sobre as práticas profissionais dos diplomados em sociologia.
É atualmente diretora da revista SOCIOLOGIA ON LINE, revista científica eletrónica da APS.
Publicações recentes
Brandão, S., & Ramos, M. (2023). Teleworking in the context of the Covid-19 pandemic: advantages, disadvantages and influencing factors - the workers’ perspective. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 25(2), p.253-268. https://doi.org/10.7819/rbgn.v25i2.4221
Gomes, L., Martins, J., Ramos, M., & Carreiro da Costa, F. (2023). The impact that nonphysical education teachers' perceptions play on the promotion of active and healthy lifestyles: A cross-sectional qualitative study. International Journal of Environmental Research and Public Health, 20, 2026. (Q1) https://doi.org/10.3390/ijerph20032026
Gomes, L., Martins, J., Ramos, M., & Carreiro da Costa, F. (2023). Physical activity levels of Portuguese adolescents in the first period of confinement due to the COVID-19 pandemic and the first activities of teachers and coaches: a cross-sectional study (Niveles de actividad física de adolescentes portugueses en el primer periodo de confinamiento por la pandemia de COVID-19 y las primeras actividades de profesores y entrenadores: un estudio transversal). Retos, 47, 701–709. (Q3). https://doi.org/10.47197/retos.v47.93923
Ramos, M. & Ferreira, A.C. (2022). Marriage patterns among Portuguese-Brazilian couples: are same-sex couples different from heterosexual couples? Migraciones. (Q2). https://doi.org/10.14422/mig.2022.018
Abrantes, P., Banha, R., Ramos, M., Aníbal, A. & Urze, P. (2022). Inserções, identidades e competências dos sociólogos em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas, 100, 65-85. (Q3). https://doi.org/10.7458/SPP202210025945
Morais, C., Ramos, M., Cardoso, A., Gonçalves, S., Ramos, R., Costa, R.P. & Gonçalves , J.P. (2022). Plágio no ensino superior. Mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber. SOCIOLOGIA ON LINE, 29, 90-108. https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2022.29.4
Mata, C., Onofre, M., Costa, J., Ramos, M., Marques, A. & Martins, J. (2021). Motivation and Perceived Motivational Climate by Adoles-cents in Face-to-Face Physical Education during the COVID-19 Pandemic. Sustainability. Special Issue "Physical Activity and Sustainable Health". 13(23), 13051. (Q1). https://doi.org/10.3390/su132313051
Gaspar, S., Ramos, M. & Ferreira, A.C. (2021). Transnational divorce in binational marriages: the case of Portuguese-Brazilian and Portuguese-Cape Verdean couples. Population, Space and Place. e2435. (Q1). https://doi.org/10.1002/psp.2435
Ramos, M. & Morais, C. (2021). As várias faces do plágio entre estudantes do ensino superior: um estudo de caso. Educação e Pesquisa, 47. e235184. (Q3). https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147231584
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