Os estudantes têm a oportunidade de adquirir conhecimento teórico e metodológico sólido na área das ciências afetivas, assim como de desenvolver competências de aplicação deste conhecimento que podem ser úteis em vários contextos profissionais. O projeto de investigação que desenvolvem no segundo ano do curso, sob a supervisão de investigadores experientes, permites-lhes também aprender de forma prática e próxima, diretamente a partir de peritos nas suas áreas de interesse.
Trajetórias profissionais:
O treino científico de elevada qualidade que é proporcionado pode servir de base para prosseguir estudos de doutoramento ou atividades de investigação e desenvolvimento fora da universidade (e.g., empresas). Esta trajetória tem atraído um número cada vez maior dos nossos estudantes.
O curso proporciona a aquisição de conhecimento e competências científicas num domínio – emoções e afeto – que é comum e central em múltiplas atividades profissionais, como a saúde, formação/ensino, projetos sociais e educativos, consultadoria, e desenvolvimento pessoal e profissional. Muitos dos nossos estudantes têm prosseguido carreiras por esta via, beneficiando também das diversas competências transversais que o mestrado desenvolve (e.g., análise de dados, comunicação oral e escrita, pensamento crítico, trabalho em equipa, resolução de problemas, planeamento).
Uma parte significativa dos estudantes que procuram este curso são já profissionais ativos (e.g., gestores de recursos humanos; professores; psicólogos; sociólogos; formadores; consultores), e encontram aqui uma oportunidade de aquisição e atualização de conhecimentos que servem como alavanca para o desenvolvimento e enriquecimento das suas carreiras.