Mestrado
Contactos
Escola de Ciências Sociais e Humanas
Candidaturas
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), Sala 1E05
candidaturas.ecsh@iscte-iul.pt
(+351) 210 464 016
9:30 - 18:00
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

Os estudantes têm a oportunidade de adquirir conhecimento teórico e metodológico sólido na área das ciências afetivas, assim como de desenvolver competências de aplicação deste conhecimento que podem ser úteis em vários contextos profissionais. O projeto de investigação que desenvolvem no segundo ano do curso, sob a supervisão de investigadores experientes, permites-lhes também aprender de forma prática e próxima, diretamente a partir de peritos nas suas áreas de interesse.

Trajetórias profissionais:

O treino científico de elevada qualidade que é proporcionado pode servir de base para prosseguir estudos de doutoramento ou atividades de investigação e desenvolvimento fora da universidade (e.g., empresas). Esta trajetória tem atraído um número cada vez maior dos nossos estudantes.

O curso proporciona a aquisição de conhecimento e competências científicas num domínio – emoções e afeto – que é comum e central em múltiplas atividades profissionais, como a saúde, formação/ensino, projetos sociais e educativos, consultadoria, e desenvolvimento pessoal e profissional. Muitos dos nossos estudantes têm prosseguido carreiras por esta via, beneficiando também das diversas competências transversais que o mestrado desenvolve (e.g., análise de dados, comunicação oral e escrita, pensamento crítico, trabalho em equipa, resolução de problemas, planeamento).

Uma parte significativa dos estudantes que procuram este curso são já profissionais ativos (e.g., gestores de recursos humanos; professores; psicólogos; sociólogos; formadores; consultores), e encontram aqui uma oportunidade de aquisição e atualização de conhecimentos que servem como alavanca para o desenvolvimento e enriquecimento das suas carreiras.

Testemunhos de alumni
Aíssa Baldé (licenciada em Psicologia)
Entrei no mestrado em Ciências em Emoções em 2019, após terminar a licenciatura em Psicologia. O mestrado superou as minhas expectativas, sendo composto por um plano curricular que abrange um leque alargado de tópicos relativos à origem, evolução, e importância das emoções em variados contextos, sendo sempre acompanhados pela investigação mais recente na área, e lecionados por um excelente corpo docente. Para além disso, o mestrado também oferece uma ótima formação no que toca a métodos de investigação, o que contribuiu para o meu interesse em seguir carreira académica dentro desta área no futuro. Permitiu-me ainda, a nível pessoal, compreender melhor as minhas emoções e as dos outros, o que, na minha ótica, foi um dos maiores ganhos que obtive neste mestrado.
Ricardo Vilaverde (licenciado em Sociologia, frequenta atualmente o doutoramento em Psicologia)
Como sociólogo das organizações, percorri um percurso profissional dedicado à formação comportamental, coaching e consultoria em ambiente corporativo. A vontade e necessidade de aprofundar conhecimentos científicos nos temas que me ocupavam trouxe-me ao mestrado em ciências em emoções. Esse objetivo, entre outros, foi plenamente atingido, sendo fácil encontrar virtudes neste programa: a excelência do corpo docente, a atualidade dos programas científicos, os recursos laboratoriais de última geração, o apoio incansável na utilização destes recursos – tudo isto torna este mestrado em algo excecional, e, no meu caso, decisivo em termos profissionais: a frequência deste programa levou-me a integrar o Programa Doutoral de Psicologia, o que faço entusiasticamente como bolseiro de investigação.
João Aragão e Pina (licenciado em Informática, mestre em Psicologia das Emoções e doutorado em Gestão)
A decisão de frequentar o Mestrado em Psicologia das Emoções acabou por modificar significativamente a minha vida. A nível académico foi um passo determinante para a frequência do programa doutoral; os diversificados conhecimentos adquiridos ao longo de dois anos permitiram-me consolidar as minhas intervenções ao nível do coaching, da formação e das apresentações em público. Além disso, as competências de investigação que apreendi influenciaram positivamente a escrita de três livros que estão hoje disponíveis ao público. Finalmente, a título pessoal, aprendi a conhecer-me melhor e aos outros, a gerir adequadamente as minhas emoções e as relações interpessoais que estabeleço. Decididamente, uma opção que, para mim, fez todo o sentido.
Contactos
Escola de Ciências Sociais e Humanas
Candidaturas
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), Sala 1E05
candidaturas.ecsh@iscte-iul.pt
(+351) 210 464 016
9:30 - 18:00
Candidatar
Voltar ao topo