Título
O papel da responsabilidade social na promoção da satisfação dos colaboradores
Autor
Ferreira, Francisco José da Costa Gonçalves
Resumo
pt
O presente estudo pretende averiguar se a adopção de práticas de responsabilidade social
pelas empresas é um factor impulsionador do aumentodo nível de satisfação dos seus
colaboradores, tendo em consideração o seu papel como preditor da motivação e da retenção
da mão-de-obra. Com base numa amostra de 6.459 colaboradores de uma empresa
multinacional Portuguesa e utilizando um modelo de mediação, é avaliada a relação entre as
percepções da responsabilidade social, nas vertentes ambiental e social, com a satisfação,
motivação e retenção dos colaboradores. Os resultados corroboram o papel da
responsabilidade social na promoção da satisfação, mas apenas na sua vertente social,
podendo influenciar positivamente o nível de motivação expresso pelos colaboradores bem
como a sua intenção de permanecer na empresa somente quando esta relação é mediada pela
satisfação. Concluiu-se ainda que a satisfação estáfortemente relacionada com a motivação,
mas tem uma relação menos significativa com a intenção de permanecer na empresa.
en
The present study aims to investigate whether the adoption of corporate social responsibility
practices by companies can enhance the employees' level of satisfaction, taking into account
its role as predictor of retention and motivation of the workforce. Using a data sample with
6.459 employees of a multinational company based inPortugal and using a model of
mediation, it is evaluated to what extent the perceptions of corporate social responsibility, in
terms of environmental and social aspects are related to satisfaction, motivation and retention
of employees. The results confirm the role of corporate social responsibility in promoting
employees' satisfaction, but only on the social aspect, and can positively influence the level of
motivation expressed by employees as well as their intention to stay in company but only
when this relationship is mediated by the satisfaction. It is also concluded that satisfaction is
strongly related to motivation, but has a less significant relationship with the intention to
continue in the company.