Título
SALECO coffee shop: business plan
Autor
Lourenço, Inês Pereira
Resumo
pt
O presente projeto visa identificar a viabilidade de integração de uma cafeteria numa
cooperativa de agricultores de café em Toraja. O objetivo principal é fornecer novas
fontes de rendimento aos agricultores, que não beneficiam de forma justa do aumento da
procura por café.
Para isso, foram recolhidas informações sobre o mercado do café e performance da
cooperativa Perhimpunan Petani Kopi Toraja a partir de bancos de dados e intervenientes
no mercado, além de entrevistas e um questionário. Informação referente à pré-pandemia
covid-19
Esses dados foram analisados para apoiar a definição da estratégia, usando os pontos
fortes da PPKT de controlo da cadeia de abastecimento do café Arabica especial de
Toraja, aliado à experiência na indústria e capacidade de responder ao aumento da procura
de experiências e consumo de café.
A partir da definição da estratégia conceptualiza-se o negócio com foco numa
cafeteria de café especial que proporciona uma experiência completa, mostrando e
ensinando todo o processo desde as plantações do café até à chávena. O que por
consequência faz com que os consumidores percebam a elevada qualidade deste café
especial, enquanto desfrutam de uma experiência memorável com todos os sentidos
envolvidos, na cafeteria e no tour efetuado a todo este processo. A seguir são definidas
as variáveis de marketing para operacionalizar este conceito, seguido de um plano de
ações para a implementação do projeto, com a análise económica do plano de negócios.
Esta análise económica evidencia uma estimativa de resultados positivos, concluindo a
viabilidade de prosseguir com a cafeteria Saleco.
en
The present project aims to identify the feasibility of integrate a specialty coffee shop in
a cooperative of coffee farmers in Toraja (Indonesia). The main objective is providing
new sources of income to the coffee farmers, which does not benefit fairly from the
increase demand of coffee consumption.
For this purpose, was collected information about the coffee market and performance
of the cooperative Perhimpunan Petani Kopi Toraja in 2019 before Covid-19 pandemic.
From data bases and market participants, as well from interviews and a survey.
This data was analyzed to support the strategy definition, using the PPKT’s strengths
of control the upstream supply chain of specialty Arabica coffee from Toraja, with
knowledge from the experience in the industry. Capable to respond to the increase
demand of coffee consumption and search for experiences.
From the strategy definition it is conceptualized the business with focus on a specialty
coffee shop that provides a full experience, showing and teaching the full process from
the coffee plantation to the cup of coffee. Per consequence it makes the consumers
perceive the high quality of this specialty coffee, while enjoying a memorable experience
with all the senses involved, in the coffee shop and coffee tour. As following it is defined
the marketing variables to operationalize this concept, with a consequent plan of actions
to implement the project, with the economic analysis of the business plan. This economic
analysis evidence an estimation of positive results, concluding the viability to proceed
with the Saleco coffee shop.