Título
"Posso ser quem sou": A utilização dos Finstas pelos jovens Portugueses
Autor
Baptista, Rute Sofia de Almeida Antunes
Resumo
pt
As redes sociais, que permeiam o quotidiano dos indivíduos, oferecem um espaço de fácil
e rápida partilha, mas, podem retirar a privacidade e a espontaneidade das interações sociais.
Sem divisões entre os vários grupos que os seguem, torna-se um desafio escolher os
comportamentos e conteúdos que podem ou não ser partilhados e, consequentemente, como os
indivíduos se podem representar. Para dar resposta a estes problemas, existem várias táticas
utilizadas, entre as quais estão a utilização, pelos jovens, de contas secundárias, ou “falsas”,
para uma partilha mais livre com uma audiência escolhida e mais próxima. Assim, o presente
estudo teve como objetivo analisar estas contas, na plataforma Instagram, por ser uma das mais
populares entre os jovens portugueses. O método para a nossa pesquisa apoiou-se em entrevistas
semi-estruturadas e também em Scroll Back Interviews a cinco participantes, entre os 18 e os
25 anos, com o intuito de averiguarmos quais as diferenças entre representações nas contas
principais (Rinstas) e nas contas secundárias (Finstas). As nossas principais conclusões foram
que as representações nas contas Finsta são mais espontâneas que nas contas Rinsta. Ainda
assim, as representações dos utilizadores não são totalmente espontâneas e livres de pressão,
nestas contas, existindo ainda a necessidade de filtragens adicionais da audiência e censura dos
conteúdos partilhados.
en
Social network platforms, which are now ingrained in our daily life, offer a space to share
information easily and quickly, but can, however, deprive us from private and spontaneous
social interactions. Without barriers to divide our many social groups, it becomes challenging
to discern what behaviors and content can be shared and, consequently, how we can present
ourselves. To answer these problems, young people use a variety of tactics among which are
the use of secondary or “fake” accounts, in order to have more freedom to share with a chosen
and closer audience. As such, the present dissertation had as objective the study of these
accounts in the social network platform Instagram, which is popular amongst young people.
We used a method of semi-structured interviews mixed with Scroll Back Interviews to
interview five young participants, between the age of 18 and 25, with the objective of finding
out the differences between presentations on their main accounts (Rinsta) and their secondary
accounts (Finsta). Our main conclusion was that presentations on Finsta are more spontaneous
than on Rinsta. However, our participants presentations aren’t completely spontaneous and free
of pressure, on Finsta, with some of our participants feeling the need for additional audience
filtering and censoring of what they share.