Título
Artista e a música na sociedade cultural digital, evolução dos direitos performativos em Portugal
Autor
Naves, Diogo Telo das
Resumo
pt
Numa era de novos desafios digitais, e de evolução de tendências representadas pela mudança
de paradigma em curso, numa indústria cultural criativa como é a da música, identificam-se
desafios na diversificação de soluções à rentabilidade das carreiras artísticas assentes na
avaliação e reflexão do impacto que os novos sistemas de distribuição de música digital têm
sobre o negócio da música e sobre as transformações da indústria da música através da análise
do aumento da oferta de novos serviços de streaming de música, em oposição aos restantes
serviços de venda de música, físico e digitais, avaliando a rentabilidade apresentada sobre
estes modelos, numa análise particular ao caso português e contemplando a forte
diversificação nas fontes de receita dos artistas numa era de evolução dos modelos de negócio
nascidos com a Música 2.0.
en
In an era of new digital challenges and developing trends represented by the paradigm shift
underway in a creative cultural industry, as is the music industry, new challenges emerge
whilst striving for solutions considering the profitability of artistic careers by analysing and
reflecting on the evolution and impact that new digital music distribution systems have on the
music business. The assessment of these changes is evaluated by the increasing popularity and
surge of new streaming music services in comparison with physical and digital music sales
data, thus determining the profitability presented by these models. The analysis of the
Portuguese music business is considered as a case study supporting the strong diversification
of revenue streams for artists in an era of evolving business models rooted on Music 2.0