Título
Sucesso - insucesso escolar nos jovens imigrantes e descendentes de imigrantes caboverdeanos no 3º Ciclo do Ensino Básico no Vale da Amoreira: um estudo de caso de quatro alunos
Autor
Vaz, José Eduardo Ribeiro
Resumo
pt
Neste trabalho foram analisados um conjunto de variáveis que de certa forma ajudaram-nos a compreender o sucesso/insucesso escolar dos quatro jovens de origem imigrante caboverdeana no terceiro ciclo do ensino básico em Portugal no agrupamento de escolas do Vale da Amoreira sede AVEVA e na escola secundária da Baixa da Banheira. Procuramos entender como que a origem socioeconómica influi nos trajectos escolares desses jovens tendo em conta que nas famílias imigrantes muitas vezes as necessidades básicas não estão resolvidas. Assim a investigação permitiu-nos concluir por um lado que a origem social das famílias entrevistadas vem contribuindo para aumentar as dificuldades dos filhos nos percursos escolares. Por outro lado constatamos que o contexto histórico e social vívido por essas famílias também tem influenciado no percurso escolar desses jovens. Os pais no geral estudaram em Cabo Verde e atingiram um nível académico compreendido entre o 4º e o 6º ano do ensino básico com a excepção de uma das mães que fez todo o seu percurso escolar em Portugal até ao 12º ano. Ainda mais constatamos que nesta análise que nenhum dos irmãos dos entrevistados conseguiu alcançar um nível académico superior ao 12º ano o que de certa forma acabou por influenciar as expectativas futuras dos alunos entrevistados.
en
In this work, we analyzed a set of variables who contributed to understand the school success / failure of four descendants of Cape Verdean immigrants attending the third cycle of basic education in Portugal in the grouping of schools in the Vale da Amoreira, AVEVA headquarters and in the school secondary school of Baixa da Banheira. We try to understand how the socioeconomic origins influences their school trajectories, taking into account that often in the immigrant families the basic needs are not solved. This study allowed us to conclude on the one hand that the social origin of the families interviewed has been contributing to increase the difficulties of the children's educational experiences. On the other hand we verified that the historical and social context experienced by these families have also influenced in the school course of these young people. Parents generally studied in Cape Verde and reached an academic levels between the 4th and 6th year of basic education, with the exception of one mother who did all her education in Portugal until the 12th grade of high secondary education. Furthermore, in this analysis, none of the interviewees' siblings managed to reach an academic level higher than the 12th grade, which in a way influenced the future expectations of the students interviewed.