Título
Impacto dos serviços partilhados e da metodologia lean na Força Aérea Portuguesa
Autor
Resende, Tiago Miguel Costa
Resumo
pt
No período de 2010 a 2014, Portugal atravessou uma crise económico-financeira onde as organizações públicas, principalmente as militares, estiveram sujeitas a uma constante redução de custos e de recursos. Os modelos de serviços partilhados em conjunto com a metodologia Lean têm sido adotados pelas organizações com o objetivo de reduzir custos, reduzir desperdícios e aumentar a satisfação dos trabalhadores com a prestação de serviços de qualidade. A presente dissertação tem como objetivo compreender o impacto que a implementação dos serviços partilhados e da metodologia Lean têm na área administrativa e de apoio na Força Aérea Portuguesa, incidindo na necessidade de recorrer à Loja do militar, ao Contact Center, ao Setor de Correios e ao Portal Interno - Self-Service, percebendo de que forma estas implementações permitiram a eliminação de desperdício e o aproveitamento dos recursos, humanos e financeiros, existentes. A recolha de dados realizou-se através da combinação de vários métodos, nomeadamente a análise documental, observação direta e entrevistas. Após a implementação, no ano de 2015, ainda é possível verificar que existe alguma resistência à mudança, o facto de estarmos perante uma organização hierárquica, de onde surgem diversas chefias inerentes, justifica essa desvantagem existente. Por outro lado, a implementação e o funcionamento de todos os serviços na sua plenitude, permitiu a redução de pessoal prevista pelo programa Defesa2020, onde a otimização de recursos juntamente com a simplificação de processos permitiu a eliminação de tarefas duplicadas.